sexta-feira, 27 de março de 2009

Sarabadé misifi

Esses dias aqui, vieram umas visitas brasileiras por aqui na Italia. O Pedro e a Moriel, que trabalhavam comigo la no Brasil. Eles estao morando em Londres, e me entre outros causos me contaram um muito curioso, que inclusive tem a ver com algumas longas conversas que eu tenho com o Pitta: os brasileiros que vem pra ca com "uma mao na frente e outra atras"... O pessoal acha que vir pra Europa é mole... pega um aviao, chega aqui e nao fala uma palavra do idioma do pais, e quer se dar bem.

Pois bem, uma dessas pessoas chegou em Londres, e achava muito estranho o que diziam pra ela o tempo todo na rua: era um tal de "sarabadé" pra ca, sarabadé pra la, etc. Até que um dia, depois de muito pensar, eles descobriram o que era o sarabadé que essa pessoa tinha detectado em meio aos londrinos: "sorry about that", era o que eles queriam dizer... Eles na verdade se desculpavam pelas esbarradas que davam nela, hehehe.

Entao, sarabadé pra voces também!

2 comentários:

J.P. disse...

Isso me lembra de um filme que eu baixei onde várias vezes na legenda aparecia a palavra "oxalá". E, o filme não tinha por.. nenhuma a ver com as religiões afro-brasileiras. Era só uma tradução toscamente feita mesmo. Se eu não me engano, toda vez que alguém falava "I wish" era traduzido como "oxalá".
Fueda!!!

Pitta disse...

hehehehe, só agora li isto, mas tenho uma explicação: Muita gente faz traduções para português de legendas que estão em espanhol, muitas delas são feitas nos tradutores automáticos mesmo. Bom fato é que "I Wish" em espanhol pode-se ser traduzido como "Ojala", que não é a melhor palavra pra traduzir o "I wish" mas dependendo da situação serve bem. "Ojala" no português seria o nosso "Tomara" ou mesmo "Espero que..." , que não deixa de estar ligado ao "I wish"... Acho que no final um desses tradutores autmáticos deve ter traduzido o "Ojala" pelo "Oxala", e sem dúvida alguma se nós fossemos reclamar isso pro autor da legenda, ele certamente largaria um humilde "Sarabadé". heheheh