segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quando a merda respinga em nós...

Pois é pessoal, fazia um tempo que eu nao escrevia. Agora que estao terminando as férias por aqui e o Pitta ja brincou bastante com os celulares da internet, hehehe, eu mando conto uma história da terra em forma de bota para voces. Eu moro no sul da Italia, numa regiao que é mais pobre do que o resto do pais, mas mesmo assim, deveria ter um nivel maior do que o do Brasil. Mesmo que o Brasil meridional, que nos bem conhecemos... Mas nao é assim. Na realidade, o Brasil tem pouco a invejar à Europa, de uma maneira geral. Nos talvez tenhamos um mercado menos avançado, menos dinheiro em circulaçao, serviços mais deficientes do que aqui, mas nao mais que isso. Quero dizer, as diferenças sao fundamentalmente economicas. Isso sem contar é claro, a chaga do nosso pais, a violencia. Penso que em todo o resto, temos so que nos orgulhar de sermos brasileiros. Eu sempre tive raiva e ainda tenho de discursos patrioticos e outras bobajadas que os nacionalistas de plantao dizem por ai. Porém, nada melhor do que um povo sem traumas, sem travas e tranquilo.
Eu nao vim pra ca por motivos economicos, mas sim sentimentais. Mesmo assim, esperava encontrar uma regiao que estivesse à altura do que o estereotipo "Europa" significava para mim. Assim, considerando a minha premissa e a minha posterior descoberta, digo a voces uma outra vez para que se esqueçam dos estereotipos. Tentem nao julgar uma coisa pelo que os outros dizem, ou mesmo pelas primeiras sensaçoes (façam o que eu digo, nao façam o que eu fiz).
Eu escrevo tudo isso para contar à voces minha ultima desventura com essa regiao, essa cidade, esse prédio onde eu moro... Como voces sabem, e estamos todos assim, afinal a crise ainda esta ai, estou numa pindaiba, hehehe. Porém, com uns pilas emprestados, solicitei que umas amostras de produtos brasileiros fossem enviadas para mim, para que eu pudesse começar a sondar o mercado para esses produtos por aqui. Ha uma semana, descobri que minhas amostras foram entregues... Para outra pessoa... que provavelmente estava no prédio no momento da entrega... Em outras palavras, fui furtado. E fui furtado 2 vezes: A primeira por que o entregador nao conferiu nenhum documento no momento da entrega... A segunda por que a pessoa que recebeu se passou por mim, ou pelas pessoas que moram comigo, na maior cara de pau.
Por isso eu digo... Nao basta o lixo, o trafego, a poluiçao, o mal humor, o risco de ter um cancer substancialmente maior do que nas outras regioes da Italia, a completa falta de educaçao das pessoas... Ainda, quando eu me esforço para gerar renda, em caso de sucesso, poder gerar renda aqui, eu sou roubado! Por um sistema que deveria funcionar, mas o "jeitinho napolitano" que lembra muito o jeitinho brasileiro, da um jeitinho para fuder tudo e do outro lado tem um filho da puta que nao pensa duas vezes antes de furtar um objeto que nao lhe pertence...
Nao basta?
Sim,basta. Eu moro no esgoto... e quem mora no esgoto so pode esperar duas coisas. Uma solida e a outra liquida. Até agora, era so o cheiro. Mas nesse verao respingou em mim.
Pra mim, de qualquer forma, basta.

p/s: Antes, quando eu cheguei... eu tive a coragem de comparar essa gentalha (com a exceçao das pessoas com as quais eu me dou bem, que verdadeiramente sao pessoas fantasticas) daqui com os brasileiros. Imaginem so...

Ultimas noticias: No meio da manha do dia em que cheguei, uma vizinha do andar de cima desceu e me entregou o pacote. Eu porém, nao retiro nem uma virgula do que disse, inclusive por que uma vez estava no correio e vi uma senhora fazendo um escandalo exatamente pelo mesmo problema que o meu. A diferença é que além de tudo ela tinha pedaços do pacote (mas nao da mercadoria) destinado a ela... Acrescento somente que aqui, por mais que existam muitas pessoas ruins, ainda existem algumas boas pessoas que fazem com que esse lugar nao afunde na barbarie total. Ah, e obrigado pelas "palavras de carinho" dos leitores/autores deste maravilhoso blog.

3 comentários:

Sophia-Marie disse...

Pqp, que merda (literalmente). Realmente, a gente nunca espera um comportamento desses quando pensa num país como esse.

De qualquer forma, boa sorte aí ;)

bjoo

Plentz disse...

Isso significa que estás voltando, meu caro? que merda isso tudo hein, realmente.

J.P. disse...

Cara, o Brasil é uma merda mas, no fundo, comparando com algumas atitudes das pessoas que moram nos países ditos desenvolvidos, até que não é tão ruim assim...
Abraço e, te espero aqui no fim do ano!