quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Tutto e Subito

A publicidade e propaganda sempre fizeram parte da minha vida. Nao sei se fui ou sou muito influenciavel pela publicidade, mas o fato é que eu sou capaz, inconscientemente, de prestar atençao a todas as propagandas que passam na televisao.
Existem pessoas que simplesmente apagam as propagandas da cabeça, eu nao. Desde pequeno eu as memorizo, decoro e reflito. Minha mae conta que mesmo antes de eu aprender a ler, eu ja memorizava as propagandas, e muitas vezes as pessoas se espantavam ao pensar que eu ja sabia ler quando reconhecia cartazes e outdoors de marcas conhecidas. Na realidade eu memorizava slogans e depois os repetia quando via os simbolos.

Até hoje, passados mais de 23 anos desses episodios, eu continuo assim, e continuo sem saber a utilidade disso. Porém, agora posso estudar os comerciais de uma forma mais aprofundada, apos ter estudado marketing na universidade. Eu agora sei o que os comerciais querem me dizer, me induzir e quais as estratégias usadas por traz deles. A utilidade disso? Uma boa analise de uma propaganda pode revelar estratégias empresariais e serem indicios importantes para conhecer a concorrencia, por exemplo.

O fato é que eu penso que as propagandas transmitem também os sentimentos de uma sociedade em um determinado momento. Aqui na Italia tem uma propaganda de um celular da Samsung, o omnia 900, cujo slogan é: "tudo e agora" (tutto e subito).

Ja pensaram o que significa isso? E' emblematico. Hoje todos querem tudo e agora, ninguém mais quer esperar que as coisas aconteçam no seu devido tempo. As crianças querem ser adultas, as pessoas querem poder ter tudo sem trabalhar e muitas vezes sem pagar. "Tudo e agora" é o slogan de uma sociedade consumista e impaciente como a nossa.

Eu nao consigo esperar até a semana que vem para poder comprar isso ou aquilo. Nao consigo acreditar que para cruzar o oceano atlantico de aviao sao necessarias 11 horas. Nao tenho paciencia quando o computador demora 30 segundos (!) a mais para fazer uma tarefa que fazia imediatamente antes.

Estamos nos acostumando mal com as maquinas e a praticidade. E estao querendo fazer com que consumamos tudo e agora! E se nao temos dinheiro? Um emprestimo resolve. O importante é ter tudo e agora!

Um comentário:

Pitta disse...

Tirando o celular que ta uma obra... acho que a questão é mais cultural do que causada pela velocidade tecnologica exigida pelos dias de hoje. Imagina essa propaganda num dia de verão em salvador na Bahia. Agora imagine a cena: Painho está deitado na rede vendo tv, enquanto mainha cozinha acarajé... considere o diálogo:
Painho- Ôx maínha, olhe só esse célularrr aqui. Faiz tudo e faz agora... Ox se eu posso ter tudo agora ia querer não, é muito trabalho praí buscá e carregá...
Mainha: Ôx si ucê pode tê tudu agora, me arranje aí uma garrafa de leit di côco...
Painho: Eu vo deixá o sol baixá, ô peça a Cleidson que vá buscarrrr.

Na bahia o "Tudo e agora", vira "um pouquinho e bem mais tarde".