segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Comentariozão

Eu ia comentar sobre os tablets, mas achei melhor abrir um novo post com algumas considerações:

- A Apple costuma "botar o ovo em pé" e depois todo mundo vai atrás. Mesmo assim é sempre criticada, é normal. A Microsoft é infinitamente mais criticada, mas por ser senso comum, ninguém comenta mais. A grande diferença é que a maioria dos comentários pejorativos em relação a Apple, são apenas para torturar os Applemaníacos, já que eles realmente ficam incomodados. Problemas mesmo são poucos comparados a outras empresas de tecnologia do mesmo ramo.

- Ramo: A Apple vende Hardware+Software+Serviços+Design+Marketing, a empresa cria a necessidade de um produto e entrega a solução. E Steve Jobs já disse "Nós vendemos a experiencia de usar um produto Apple". O produto deles, pode não ter tudo o que o mercado oferece, mas o que há nele, deve ser o melhor e proporcionar uma experiência única. Falta flash? Sim, flash diminui horrores o tempo de bateria, bom quem usa um produto apple tem que achar que a bateria nunca acaba. Corta o flash! Não há problema, já existem alternativas (ex. HTML5) e o próprio YouTube já investe nelas, por exemplo.

- Tablets: Alguns anos atrás, os tablets falharam. Sim, já houve uma tentativa de implementar tablets no mercado e ela foi por água abaixo (se não me engano, o mehorzinho era um da HP). Buscou-se uma alternativa aos enormes laptops da época(acho que entre o final dos anos 90 e a primeira metade dos 2000). E os Tablets não despontaram, tentaram os Netbooks e nada. Não fosse a insistência da Asus com seu EePC de muito boa qualidade para os parâmetros de um Netbook, teriam entrado num hiato também. Então acredito que por perceber a merda que os netbooks são, o mercado buscou a volta dos tablets. Desculpem a preguiça da pobreza de detalhes mas não estou afim de catar as informações pra complementar (use o google).

-Rapidinha: O iPhone tem problemas parecidos com outros Smartfones, apenas não causam tanto alvoroço porque não são tão visados.

Um comentário:

Pitta disse...

O problema não é o flash em si. Quando se paga US$200 por um telefone, tu até releva se a antena de vez em quando não funciona, ou se a internet não tem flash. Agora pra um telefone de US$500 (ou mais dependendo do país), e que faz uma campanha de marketing como só a apple sabe fazer, é óbvio que as expectativas aumentam sobre o produto, e infelizmente o Iphone não entrega os resultados que todos esperam "nesses aspectos".
Um exemplo ótimo nesse sentido é o caso das baterias dos smartphones hoje em dia. As baterias não acompanharam o desenvolvimento dos telefones, e por isso são literalmente uma merda. Ja li de um cara que tinha 3 baterias pro htc desire dele, e que as 3 gastavam em 1 dia de uso. Mas disso ninguém reclama, pois todos os smartphones tem esse problema e ninguém realmente espera que a bateria de um smartphone dure 7 dias como duravam os primeiros telefones nokia.