sexta-feira, 19 de junho de 2009

Beppe Grillo no Senado Italiano

Ja falei a voces do Beppe Grillo né? Ele tem um blog, o www.beppegrillo.it, considerado um dos mais importantes do mundo pela Times. O cara é uma figura.

Entao nesta semana fiz uma proposta pra eles, de traduzir a audiçao que o Beppe fez no senado italiano, na comissao de assuntos constitucionais. Chamaram ele para ele falar sobre a proposta de lei de iniciativa popular "Parlamento Limpo", que se originou no primeiro "Vaffanculo Day" (vai tomar no cu day), que foi um dia de coleta de assinaturas para mandar os politicos italianos à puta que pariu.

Deu certo, e se atingiu o quorum suficiente para fazer uma lei de iniciativa popular que preve:
1) a proibiçao de se candiatar ao parlamento italiano para quem foi condenado em 3° grau
2) a eleiçao nominal do candidato (aqui se vota no partido)
3) o limite em 2 candidaturas para todos os parlamentares

Esse projeto de lei esta nessa comissao ja fazem 2 anos, e nao tem jeito de esses caras levarem a lei para o senado, para debates. Entao o Beppe foi convidado para falar na comissao... hehehe acho que eles se arrependeram. Eu traduzi o texto e as legendas, por que ele fez um discurso formal, que esta aqui embaixo mas também falou um monte de outras coisas que nao estao no texto e sao muito interessantes. Portanto, leiam o texto e vejam o filme, ativando as legendas em portugues, no ultimo botao à direita, em ativar legendas e em "portugues".

Quase dois anos após a coleta das assinatura para a lei de iniciativa popular Parlamento Limpo, tenho a honra de ser recebido e escutado como primeiro firmatário da proposta de lei. Dois anos para falar à Comissão de Assuntos Institucionais. Uma Comissão que avaliará as três solicitações: nenhum condenado no Parlamento, limite de duas legislaturas para cada parlamentar, eleição nominal do candidato. Dois anos de espera para uma lei assinada por 350.000 pessoas.

É um escândalo que 350.000 cidadãos italianos não tenham sido nem mesmo considerados por dois anos. É um escândalo que no Parlamento estejam presentes 20 condenados em definitivo prescritos como Berlusconi, D'Alema, Andreotti. É um nojo que entre os nossos representantes, 70 deles tenham sido condenados em 1o e 2o graus ou mesmo indiciados. Cuffaro e Dell'Utri são senadores em função de méritos judiciários, condenados em primeiro grau por relações mafiosas. Esta Comissão, este Parlamento, não tem nada a ver com a democracia, seis pessoas decidiram os nomes de quem deveria tornar-se deputado e senador. Escolheram 993 amigos, advogados e desculpem o termo, algumas putas e lhes elegeram. Os elegeram estas 6 pessoas, não os cidadãos que não puderam escolher os seus representantes. Caros membros da comissão, vocês são ilegais, inconstitucionais, anti-democráticos. Por respeito a vocês mesmos e aos italianos vocês deveriam se demitir o quanto antes. Luigi de Magistris e Sonia Alfano são dois italianos eleitos por muitos cidadãos de bem. Vocês deveriam começar a preocupar-se com estes cidadãos. De Magistris recebeu 450.000 votos, o segundo mais votado na Itália, Alfano 165.000 votos, em primeiro lugar entre as candidatas mulheres na Itália. Quem foi às urnas pôde escolhê-los. Por que isso também não é possível para o Parlamento italiano? Os partidos ocuparam a democracia, e já está na hora de eles irem embora. A política não é um ofício. Duas legislaturas são dez anos. Um longo período, mais que suficiente para servir o país, como o foi para De Gasperi, e depois se retorna à própria profissão. Vocês que me escutam sabem muito bem que muitos deputados e senadores tem o salário duplo como “Mavalá” Ghedini que recebe pagamento como deputado e como advogado do “psico-anão”. Os parlamentares recebem um grande vencimento pago com as nossas taxas para trabalhar para nós no Parlamento, não para trabalhar ilegalmente. Hoje, enquanto eu estou aqui somente para pedir a simples realização da democracia e o respeito da Constituição, hoje será aprovada no Parlamento uma lei que limita as escutas telefônicas e coloca uma mordaça na informação. Eu farei desobediência civil. O primeiro pensamento do “psico-anão” não é o país, mas sempre e somente não ser pego. Vocês aprovaram a lei Alfano para evitar que Berlusconi fosse parar na cadeia, e agora querem limitar o direito do cidadão de ser informado.

A maré está subindo, o “psico-anão” doravante poderá fazer comícios somente em praças fechadas, nas quais deixa entrar, como em Florença, somente os seus apoiadores. A sua escolta e seus advogados o defendem. Restaram-lhe apenas eles, juntamente a um grupo de jornalistas definidos “servos” pela imprensa internacional.

Os italianos não estão mais com ele e muito menos com quem permitiu a ele, durante quinze anos, de superar todos os conflitos de interesse, como Violante e Fassino.

Alí fora há alguns milhões de pessoas que querem restaurar a democracia. Não pede a vocês que os escutem. Ordena a vocês. Ordena a vocês , por que vocês são os empregados deles, a levar a proposta de lei Parlamento Limpo o quanto antes ao Senado e de colocá-la em debate publicamente. Para que todos os italianos tire suas conclusões e saiba quem está contra a democracia e quem não está. É uma das últimas chances que vocês têm para ao menos sair de cara limpa. Eu confio nos italianos. Saberão mandar embora, espero que com métodos democráticos, quem hoje ocupa sem direito as instituições e nos torna os bobos da côrte do mundo. O tempo e os eventos estão se precipitando. O desemprego tornou-se uma epidemia.

Enquanto vocês recebem seus vencimentos e se voltam para outro lado, operários e empresários se suicidam. Até mesmo o Grão Conselho soube expulsar Mussolini por instinto de sobrevivência. Escutem a voz do país enquanto estão ainda em tempo.






Um comentário:

Pitta disse...

Deveríamos importar o Beppe, como ja importamos uma vez o Giosepe, pra mais uma vez lutar ao nosso lado contra os líderes de nosso país. Felizes os italianos que tem uma democracia amordaçada , pois a democracia Brasileira é cega , surda , muda e paraplégica.