terça-feira, 14 de abril de 2009

Pra colocar a cabeça no lugar.

As vezes, em nossas andanças mundo a fora, nos deparamos com tanta gente estranha, com costumes irritantes e desestimulantes.... mais de uma vez um viajante irá se questionar se está fincado louco, que é impossível que só ele veja as loucuras e insanidades que as diferenças culturais trazem. Que só nos olhos dele apareçam com clareza a manipulação e a dissimulação de pessoas perante a situações que o dia-a-dia apresenta. Mas não devemos esquecer de onde viemos, e de que somos feitos.... o mundo nos muda mas a essência permanece a mesma, e jamais devemos dar ouvidos as dúvidas que venham a aparecer ao longo do caminho.

Me desculpem o bairrismo mas, fora a imagem absurda e demais caricaturas que os meios de comunicação (em sua maioria interessados dissimular a verdadeira "merda" que se passa em nosso país) gostam de criar sobre nosso estado e nossa gente, eu gostaria de deixar bem claro de onde viemos e quem somos, nas palavras de um italiano que muito lutou ao lado das tropas Farroupilhas no sul do Brasil.



"Eu vi corpos de tropas mais numerosas, batalhas mais disputadas, mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, nem cavaleiros mais brilhantes que os da bela cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações.

Quantas vezes fui tentado a patentear ao mundo os feitos assombrosos que vi realizar por essa viril e destemida gente, que sustentou, por mais de nove anos contra um poderoso império, a mais encarniçada e gloriosa luta!"
Giuseppe Garibaldi

Nenhum comentário: